Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Casos de dengue e chikungunya disparam no Brasil, e Ministério da Saúde vê nova epidemia
Até a última semana, mais de 400 mil casos prováveis de dengue foram registrados no Brasil. A taxa representa um aumento de mais de 53% em comparação ao mesmo período do ano passado. Números da chikungunya também preocupam. Os casos de dengue aumentaram em mais de 53% em todo o país de janeiro até agora, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números da chikungunya também não dos melhores. Segundo o Ministério da Saúde, 53 mil casos prováveis foram registrados este ano. A taxa representa um aumento de 98% em relação ao número de casos no mesmo período de 2022. 

Esses índices preocupam o Ministério da Saúde, que já vê uma situação de epidemia em alguns estados, com tendência de aumento nas próximas semanas da transmissão dessas duas doenças, que têm em comum o fato de serem causadas por vírus transmitidos por um mosquito, no caso o Aedes aegypti. No caso da zika, que também é uma arbovirose transmitida pelo mosquito, a pasta também observou um aumento da incidência dos casos prováveis em alguns estados, mas sem ocorrência de óbitos - diferentemente da dengue e da chikungunya. O mais recente boletim epidemiológico do governo federal aponta o seguinte aumento no total de casos até a semana epidemiológica 11, que se encerrou no dia 18 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado:

Dengue - com 404.485 casos prováveis, aumento foi de 53%. 117 óbitos também já foram registrados;Chikungunya - com 53.996 casos prováveis, aumento foi de 98%. 6 óbitos também já foram registrados;Zika - com 1.625 casos prováveis, aumento foi de 124%. Óbitos não foram registrados este ano. Ainda segundo o ministério, o país está no nível 3 para dengue e chikungunya, com aumento de incidência de casos prováveis e óbitos confirmados. Já no caso da zika, o país está no nível 1, ou seja, estados registraram aumento da incidência de casos prováveis, mas sem óbitos.

Números por região
A região com maior incidência de dengue em 2023 é a Centro-oeste, com 316,7 casos por 100 mil habitantes, seguida das regiões Sudeste, com 293,3 casos por 100 mil habitantes, e Sul, com 145,7 casos por 100 mil habitantes. O Espírito Santo foi o estado que mais apresentou aumento nos coeficientes de incidência, com 1.182,5 casos por 100 mil habitantes, seguido do Mato Grosso do Sul, com 594,7 casos por 100 mil habitantes, e de Minas Gerais, com 559,7 casos por 100 mil habitantes. Já no caso da chikungunya, a região com a maior incidência de casos é o sudeste, com 42,6 casos prováveis por 100 mil habitantes.
Vacina no SUS?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no começo do mês, o registro de uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. Esse é o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a doença. A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.

Contudo, antes de ir para o sistema público, o imunizante ainda precisa ter o aval da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão responsável por determinar o preço das doses. Além disso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ainda deve realizar uma análise sobre a validade de incorporação do imunizante.

@tvpauamarelo
@tvpauamarelooficial 
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto:Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...