JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife
Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local.
Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religiosas, reforçando a necessidade de ocupação desses espaços pela população de terreiro.
A iniciativa não apenas oferece um momento de confraternização e celebração, mas também contribui para a promoção de uma compreensão mais profunda das tradições africanas, seus valores espirituais e sua significativa contribuição para a história e a cultura local. Com o intuito de enaltecer a riqueza cultural e espiritual das religiões de matriz africana, a caminhada reforça a importância da pluralidade religiosa e o respeito à diversidade de crenças.
A 6ª edição da Caminhada de Ogum representa, portanto, um marco na valorização e difusão das tradições afro-brasileiras, convidando a comunidade a se unir em um gesto de respeito, inclusão e promoção da diversidade cultural e religiosa. O evento busca não apenas enaltecer o legado dessas tradições, mas também reforçar o protagonismo e a importância das religiões de matriz africana na construção de uma sociedade mais plural e harmoniosa.
Como um reflexo de fé, resistência e inclusão, a caminhada torna-se um evento crucial para a consolidação do respeito e o fortalecimento da presença das religiões de matriz africana, enriquecendo o panorama cultural e espiritual não apenas de Paulista, mas de toda a região.
Afoxé e Maracatus acompanham a caminhada que será realizada dia 28 de abril às 15:00 horas, tendo como ponto de partida na rua Orobó, 145, Arthur Lundgren I, Paulista e encerrando com sua chegada no Ilê Asé Omo Ogundê, localizado na rua travessa Joaquim Távora, 797, Centro, Paulista, onde ocorre distribuição de feijoada.
#JORNALAVOZDEPAUAMARELO
#tvpauamarelo #paulistatem #euvivopaulista #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprtensa #blog #notícias #Reportagem #produção #fotojornalismo #jornalismoesportivo #jornalismoonline #noticiasbrasil #noticias24 #ultimasnoticias #portaldenoticias #telenoticias
Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Foto:Reprodução
Comentários
Postar um comentário