Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Barqueata 
Recife recebeu protesto de Pescadores e comerciantes do litoral Norte e Sul, com participantes também do movimento de Maria Farinha, na manhã da terça-feira (09). 
Na manhã da terça-feira (09)as Ruas da capital pernambucana foi tomada por representantes dos territórios pesqueiros do Estado, que vem reivindicando a não desocupação de seus comercios e moradias, que deixará centenas de famílias sem renda e comunidades pesqueiras do Litoral Norte e Litoral Sul de Pernambuco, que lutam contra o “rascimo ambiental”. 
Os manifestantes caminharam até o palácio do Campo das princesas reivindicando uma audiência com o governador, em seguida foram recebidos na SEPLAG Depois de uma negociação acalorada a comissão do movimento foi recebida pela coordenadora estadual do projeto chapéu de palha. Que se comprometeu a encaminhar todas as pautas reivindicadas às secretarias responsáveis.

Durante o ato, foi lançada Carta e Manifesto denunciando “atrocidades nos territórios pesqueiros”, que segundo os profissionais da pesca são cometidas por instituições oficiais, complexos industriais, especulação imobiliária e pela falta de educação ambiental da população. “Pescadores sofrem com a invasão de empreendimentos comerciais e imobiliários em seus territórios pesqueiros, que são atingidos pelo assoreamento e poluição de rios e mangues”, reclamam. .

Na pauta de reivindicações estão: o cenário de enfrentamento às mudanças climáticas durante o período de chuvas que desnuda a escassez do pescado; a privatização das águas a partir de empreendimentos públicos/privados que não consultam as comunidades impossibilitam o direito de ir e vir na maré, rios e mangues, ocasionando uma perda dos territórios e o aniquilamento da cultura da pesca. Além da implantação de um programa que ampare dignamente as comunidades pesqueiras durante esse cenário de mudanças climáticas.

O movimento também reivindicou uma audiência pública que estar aguardando a data para audiência. 

Participam também da manifestação: ambientalistas, defensores dos direitos humanos, Comerciantes, Líderes comunitários, pescadores de Itapissuma, Pina, Bode, Ilha de Deus, Caranguejo Tabaiares, Rio Formoso, Itapoama, Cabo de Sto Agostinho, Quilombolas além de representantes jurídicos da OAB, articulações políticas territoriais, conselho pastoral dos pescadores,fórum de SUAPE, pescadores e pescadoras que atuam na defesa dos modos de vida da população pesqueira que é vítima do racismo ambiental e do capitalismo.
@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #religião #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Fotos @agenciajcmazella

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...