JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
Barqueata
Recife recebeu protesto de Pescadores e comerciantes do litoral Norte e Sul, com participantes também do movimento de Maria Farinha, na manhã da terça-feira (09).
Na manhã da terça-feira (09)as Ruas da capital pernambucana foi tomada por representantes dos territórios pesqueiros do Estado, que vem reivindicando a não desocupação de seus comercios e moradias, que deixará centenas de famílias sem renda e comunidades pesqueiras do Litoral Norte e Litoral Sul de Pernambuco, que lutam contra o “rascimo ambiental”.
Os manifestantes caminharam até o palácio do Campo das princesas reivindicando uma audiência com o governador, em seguida foram recebidos na SEPLAG Depois de uma negociação acalorada a comissão do movimento foi recebida pela coordenadora estadual do projeto chapéu de palha. Que se comprometeu a encaminhar todas as pautas reivindicadas às secretarias responsáveis.
Durante o ato, foi lançada Carta e Manifesto denunciando “atrocidades nos territórios pesqueiros”, que segundo os profissionais da pesca são cometidas por instituições oficiais, complexos industriais, especulação imobiliária e pela falta de educação ambiental da população. “Pescadores sofrem com a invasão de empreendimentos comerciais e imobiliários em seus territórios pesqueiros, que são atingidos pelo assoreamento e poluição de rios e mangues”, reclamam. .
Na pauta de reivindicações estão: o cenário de enfrentamento às mudanças climáticas durante o período de chuvas que desnuda a escassez do pescado; a privatização das águas a partir de empreendimentos públicos/privados que não consultam as comunidades impossibilitam o direito de ir e vir na maré, rios e mangues, ocasionando uma perda dos territórios e o aniquilamento da cultura da pesca. Além da implantação de um programa que ampare dignamente as comunidades pesqueiras durante esse cenário de mudanças climáticas.
O movimento também reivindicou uma audiência pública que estar aguardando a data para audiência.
Participam também da manifestação: ambientalistas, defensores dos direitos humanos, Comerciantes, Líderes comunitários, pescadores de Itapissuma, Pina, Bode, Ilha de Deus, Caranguejo Tabaiares, Rio Formoso, Itapoama, Cabo de Sto Agostinho, Quilombolas além de representantes jurídicos da OAB, articulações políticas territoriais, conselho pastoral dos pescadores,fórum de SUAPE, pescadores e pescadoras que atuam na defesa dos modos de vida da população pesqueira que é vítima do racismo ambiental e do capitalismo.
@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #religião #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção
Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Fotos @agenciajcmazella
Comentários
Postar um comentário