Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Galo da Madrugada colore as ruas da capital pernambucana Recife com homenagem a Reginaldo Rossi
O 45º desfile ocorre neste sábado (10/2), no Centro do Recife, e arrasta uma multidão de foliões

Galo da Madrugada ganha as ruas do Centro do Recife a capital pernambucana neste sábado (10/2) com muito frevo. Este ano, o maior bloco de carnaval do mundo  homenageou o cantor pernambucano Reginaldo Rossi. O desfile teve início às 9h, com os tradicionais carros alegóricos em homenagem ao Rei do Brega. Até às 17h, 30 trios elétricos fizeram alegria dos foliões. Mais de 2,5 milhões de pessoas curtiram o Galo. Entre as atrações que comandarão os trios elétricos estão os cantores Elba Ramalho, André Rio, Geraldinho Lins, Marron Brasileiro, Almir Rouche, Spok, Otto, Maestro Forró, Nena Queiroga e Michele Melo. Eles estão trazendo convidados especiais para dividir a cena. Nomes como Michel Teló, Marcelo Falcão, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Tony Garrido e Fabiana Karla farão duetos com os anfitriões.
O percurso do Galo de  aproximadamente sete quilômetros. O roteiro do desfile do bloco seguiu o mesmo formato dos últimos anos, com início na Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol. O cantor pernambucano Reginaldo Rossi (1944-2013) tem uma importante contribuição para promoção e perpetuação da cultura pernambucana. Suas canções em ritmo de brega falavam sobre as belezas de Pernambuco e traziam histórias de personagens populares. O Galo fez questão de enaltecer esse legado trazendo carros alegóricos em homenagem ao Rei do Brega. Cada alegoria exaltou um grande sucesso de Reginaldo.

O carro dos clarins abriu o desfile com várias coroas em homenagem ao Rei e uma foto grande com o Reginaldo Rossi. A escultura do galo também se vestiu de Rossi, com óculos escuros e uma gargantilha dourada. O carro "Garçom, aqui nessa mesa de bar" trouxe uma ambientação de cabaré, com desfilantes bebendo e lamentando suas dores de cotovelo. Plaquinhas comuns de bares … será o bar do Rossi.

Em seguida, seguiram os carros "A Raposa e as Uvas" e "Recife, minha Cidade", que fizeram os foliões viajarem até a década de 60, com figurantes caracterizados com vestimentas típicas dos bailarinos da década de 1950 e 1960. Destaque para a decoração de lambretas, discos, teclas de piano e pisos quadriculados. O carro “Recife, Minha Cidade”, retratou a ponte Duarte Coelho, famosa por ser palco da escultura gigante doada pela Prefeitura do Recife. Na base da ponte, foram retratados coqueiros e pranchas de surf. Já ao fundo, aparecem os casarios populares do Recife.

Até o "Bonde", carro tradicional do Galo, ganhou um ar de modernidade ao homenagear o movimento do brega pernambucano. Ele foi todo enfeitado para o brega. Na alegoria, figurantes reencarnaram grandes artistas do brega, como Michelle Melo, Banda Labaredas, Conde Só Brega, Kelvis Duran e o próprio Reginaldo Rossi. O desfile é assinado pelo produtor e carnavalesco Sandro Nóbrega, que esteve ao lado de Reginaldo Rossi por longas datas. “Eu já tinha falado ao presidente do Galo há um tempo atrás e fiquei feliz ao ver a ideia ganhar vida. O galo é um bloco do povo e Reginaldo também é do povo. Ele foi o maior divulgador do Recife e de Pernambuco. A gente viajava e ele fazia questão de enaltecer a terra dele. Foi uma justa homenagem ao Rei do Brega”.

O garçom José Felipe de Lima Neto disse que ficou feliz com a homenagem a Reginaldo Rossi. “Fiquei muito feliz ao ver o galo da madrugada homenagear o nosso rei do brega. Reginaldo era gente da gente. Tenho um amor muito grande por ele. Sempre venho de garçom para curtir o carnaval. Hoje eu vou servir ao galo e ao homem da meia noite”, disse. Os comerciantes Elias Silva e Sidi Mucabel, vieram fantasiados de “Merlins de Reginaldo”. “Ele é tudo para a gente cara. Foi quem divulgou o nosso brega para o Brasil”, disse Elias. Elba Freire trouxe os filhos Victor Souza, Maria Clara e o marido Eduardo Viana para curtir o Galo. “A gente vem todos os anos e fazemos questão de trazer as crianças. Isso é a nossa cultura. Vem a família toda e se diverte junto. Sempre com uma garrafinha de água para hidratar”, disse Elba.

#JORNALAVOZDEPAUAMARELO #tvpauamarelo #paulistatem #euvivopaulista #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprtensa #blog #notícias #Reportagem #produção #fotojornalismo #jornalismoesportivo #CarnavaldoPaulista2024 #CarnavaldoRecife2024 #carvaldePernambuco2024 #jornalismoonline #carval2024 #noticiasbrasil #noticias24 #ultimasnoticias #Carnaval #portaldenoticias #telenoticias

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Foto :Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...