Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Queima da Lapinha e Casa da Rabeca preparam encerramento do ciclo natalino em Olinda, neste sábado
A Programação vai contar com apresentação de pastoril e cavalo marinho

Uma das mais antigas manifestações culturais encerra, neste sábado (06.01), quando é comemorado o Dia de Reis, os festejos natalinos em Olinda. A Queima da Lapinha terá início às 18h, com a saída de um cortejo da Rua Alto do Sarapião, no bairro do Amaro Branco, seguirá pela Rua do Meio, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol até o destino final, a Praça do Carmo. Durante a caminhada, as crianças que carregam a Lapinha (presépio) serão acompanhadas pelo Pastoril Estrela de Belém.

No local, haverá uma apresentação ao som dos cânticos, a morte da contra mestra e, em seguida, a Lapinha é queimada. O público terá a oportunidade de lançar pequenos pedaços de papel com pedidos que, segundo a tradição, são levados para Deus junto com a fumaça da Lapinha. 

O Pastoril Estrela de Belém foi criado há mais 70 anos e passou de geração para geração. Hoje tem como responsável a Mestra Ana Lúcia Nunes, que cuida minuciosamente da formação de mais de 30 meninas que compõem o atual grupo dos cordões azul e encarnado. “Nosso pastoril é a minha maior alegria. Sigo a tradição do meu bisavô, avô e pai com muito orgulho desde os 12 anos”, disse a Mestra Ana Lúcia, de 79 anos.

CAVALO MARINHO

Neste sábado (06.01), acontece a 28ª Festa de Reis da Casa da Rabeca, localizada na Rua Curupira, na Cidade Tabajara. A celebração, que tem início a partir das 19h, reúne grupos de Cavalo Marinho para celebrar a data com apresentações culturais que se estendem por toda a noite. O evento tem apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. 

O reisado é uma das mais tradicionais manifestações culturais brasileiras e marca o fim do ciclo natalino, por isso, é o momento em que as famílias desmontam os enfeites. Um dos coordenadores do evento, Pedro Salustiano, filho do rabequeiro e idealizador Mestre Salustiano, falecido em 2008, explica que manter o legado do pai é importante para que as novas gerações conheçam a força e a vitalidade da cultura popular. “Nosso esforço é para que os jovens possam conhecer, apoiar e seguir adiante com essa tradição, além de levar divertimento às famílias pernambucanas”, explicou.

Participam das festividades os grupos olindenses Cavalo Marinho Flor de Manjerona, Cavalo Marinho Boi da Luz, Cavalo Marinho Boi Matuto.

#JORNALAVOZDEPAUAMARELO #tvpauamarelo #paulistatem #euvivopaulista #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprtensa #blog #notícias #Reportagem #produção #fotojornalismo #jornalismoesportivo #weddingphotojournalism #jornalismoonline #noticiasvenezuela #noticiasbrasil #noticias24 #ultimasnoticias #buenasnoticias #portaldenoticias #telenoticias

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Foto:Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...