Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Igreja católica tem novo arcebispo de Olinda e Recife tomou posse no domingo 
Em cerimônia com um público estimado em 12 mil pessoas, no estádio de esportes Geraldão no bairro da Imbiribeira na capital pernambucana Recife, o novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, tomou posse no domingo (13). Ele substitui dom Fernando Saburido, que assumiu a arquidiocese em 2009 e permaneceu por 14 anos. 

A passagem de cargo aconteceu durante uma missa, com duração de cerca de três horas. Participaram da celebração, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o prefeito do Recife, João Campos e o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler; além de todos os 21 bispos do Regional NE2, 300 sacerdotes da arquidiocese, 70 diáconos, 100 seminaristas. 

Durante o rito de passagem dom Fernando Saburido fez um rápido discurso. "Alegrai-vos sempre no Senhor. E assim acolhemos o nosso novo pastor, dom Paulo Jackson Sousa. A arquiocese de Olinda e Recife já teve 24 bispos e 8 arcebispos. Dom Paulo será o 9º arcebismo, com a missão de continuar a longa história da arquidiocese", disse Saburido. 

O agora arcebispo emérito, Dom Fernando destacou, ainda, que dom Paulo Jackson "recebe um clero jovem e dinâmico e uma igreja viva e participativa, que devemos continuar". Durante a cerimônia, dom Paulo Jackson sentou-se na cátedra da arquidiocese e recebeu o báculo (cajado usado com o simbolismo de orientar as ovelhas. 

Em seu primeiro discurso como arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson comentou o desafio de receber uma arquidiocese que tem 20 municípios em sua área de atuação e atende a uma população de quase 4 milhões de pessoas. 

Dom Fernando marcou sua história na arquidiocese pelo trabalho de ampliação das paróquias e redução das desigualdades socias. O novo arcebispo também promete perseguir a esperança de uma sociedade menos desigual. Dom Paulo viveu três anos no Córrego do Jenipapo, a partir de 1989, e conhece as comunidades de perto. 

"Nós queremos que a igreja chegue aos córregos, aos condomínios, às palafitas, aos presídios, aos hospitais e aos ambientes da política, economia e digital. A Igreja quer colaborar com os setores públicos para encontrar as adequadas soluções", afirmou.  

Em sua saudação ao novo arcebispo, o Prefeito do Recife João Campos lembrou que o mundo vive um momento de guerras, desigualde social, pobreza e miséria e destacou a importância da parceria entre a Igreja e o Poder Público. "O que está por trás de tudo isso é o ódio, a intolerância e a ignorância. Inicia-se a luta por um novo tempo, onde o amor ao próximo e a solidariedade prevaleçam.

Neste domingo em que se comemorou o Dia dos Pais, João Campos também lembrou o aniversário de morte de seu avô e de seu pai, os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. 

A vice governadora Priscila Krause também destacou a parceria do governo com a Igreja como forma de combater as desigualdades. 

#paulista #pauamarelo #trabalho #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #tvpauamarelo #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprtensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção

Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Vídeo:Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...