JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
Prefeitura do Recife lança edital para construção do Hospital da Criança do Recife
A Prefeitura do Recife publicou, no Diário Oficial do Município da terça-feira (25), o edital de licitação para construção do Hospital da Criança do Recife (HCR). A unidade de saúde de média complexidade, voltada para o público infanto-juvenil, terá 10 mil metros quadrados de área construída e será erguida no terreno de número 121, localizado na Avenida Recife, no bairro do Caçote, Zona Oeste da cidade. valor do investimento será de R$ 116 milhões. Cabem, ao Gabinete de Projetos Especiais, a coordenação e o acompanhamento das obras.
O processo licitatório deverá durar cerca de 90 dias, com obediência aos trâmites e prazo estabelecidos pela Lei nº 8.666. Após o cumprimento dessa etapa, a empresa vencedora terá 10 meses para concluir as obras. O Hospital da Criança atenderá crianças e adolescentes da capital pernambucana com até 17 anos e terá capacidade para ofertar, por mês, 8.860 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de pequeno porte.
"Com o Hospital da Criança, o Recife passará a ter três hospitais geridos pela prefeitura, que são o Hospital da Criança, o Hospital do Idoso e o Hospital da Mulher. Hoje, a gente deu um grande passo, com a publicação do edital de licitação da obra do Hospital da Criança do Recife", disse o prefeito João Campos. Ele acrescentou que o hospital que terá unidade de terapia intensiva (UTI), leitos de internamento, ambulatório para consultas e exames, além de "uma inovação: uma escola hospitalar", informou.
Segundo o Prefeito João Campos, o hospital terá uma estrutura da educação para possibilitar o ensino às crianças internadas. "A concepção, desde o início, é de uma estrutura que possa oferecer saúde, mas também um cuidado humanizado, com muito acolhimento. Vamos começar a obra ainda este ano. Vamos fazer, e fazer bem feito, com tudo o que há de mais moderno e de acolhimento para nossa cidade", completou o prefeito.
O Hospital da Criança contará com 60 leitos no total: 50 de enfermaria e 10 de terapia intensiva (UTI). Na unidade hospitalar, meninos e meninas terão acesso a ambulatórios especializados em diversas subespecialidades pediátricas, como ginecologia, psiquiatria e neuropediatria, leitos integrais de saúde mental, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e Centro de Apoio ao Atendimento à Criança Vítima de Violência, além de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além disso, a unidade de saúde ainda contará com uma Escola Hospitalar, que vai garantir a escolarização das crianças internadas. O propósito é que, mesmo hospitalizados e impossibilitados de participar das aulas regulares, os pequenos pacientes não tenham os estudos prejudicados. Por ser voltado ao público infantil, o Hospital da Criança terá ambientes lúdicos, janelas amplas e vista para o ambiente externo.
A unidade de saúde, pensada para ser um equipamento sustentável, terá a luz natural aproveitada para iluminação no espaço interno durante o dia. O projeto também usará painéis de madeira para a decoração, com elementos e pinturas que remetem à natureza e às brincadeiras infantis. Estudos recentes destacam que ambientes acolhedores auxiliam na recuperação da saúde das crianças. No estacionamento do hospital, serão garantidos a acessibilidade e o paisagismo favorável ao conforto térmico.
Além das vagas destinadas aos veículos, na área também será proporcionado espaços de abrigo e convivência, como balanços e piões mexicanos, que vão servir de sombreiros ou brinquedos para crianças.
No bloco ambulatorial do Hospital da Criança, serão oferecidas diversas subespecialidades pediátricas, como pediatria, fisiatria, neuropediatria, psiquiatria, gastroenterologia, psicologia, ginecologia, nutrição, hebiatria, dermatopediatria, oftalmopediatria, otorrinopediatria, cirurgia pediátrica e fisioterapia respiratória.
A unidade hospitalar também vai contar com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, onde serão realizados exames complementares para conclusão de diagnósticos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos.
O espaço disponibilizará análises de imagens e laboratoriais gerais e específicas, como radiologia simples e com contraste, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, teste pulmonar, endoscopia digestiva e patologias clínicas. Já o bloco hospitalar vai contar com 60 leitos de internação clínica e cirúrgica: 50 de enfermaria e 10 de UTI. No local, também haverá estrutura para realizar cirurgias de pequeno porte.
Para isso, o espaço será equipado com duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação anestésica. Já o bloco administrativo terá auditório, cozinha, refeitório, almoxarifado, farmácia, área para engenharia hospitalar, vestiários, banheiros e docas para carga e descarga.
#paulista #pauamarelo #trabalho #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #tvpauamarelo #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprtensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção
Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Foto Reprodução
Comentários
Postar um comentário