JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
Bebê é transferido de Olinda a Palmares em helicóptero da PRF após aguardar 10 dias por vaga em UTI em Pernambuco
Diagnosticado com bronquiolite viral, um bebê de apenas dois meses de vida precisou ser transferido de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda até o Hospital Regional de Palmares Doutor Sílvio Fernandes Magalhães, na Mata Sul de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (27). Ele aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há dez dias. A criança terá sua identidade preservada ao longo da matéria. O transporte aconteceu em um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O trânsito na PE-15, em Olinda, ficou travado por um período na tarde da terça-feira (27), já que a aeronave pousou na própria pista da PE-15. A viagem durou aproximadamente 30 minutos.
A médica Jaciara Bandan, que acompanhou o recém-nascido no translado, detalhou a gravidade do estado de saúde dele. “Ele está em estado grave, com bronquiolite viral e estava há 10 dias na UPA aguardando por uma vaga na UTI. Ele precisava de cuidados intensivos porque pode precisar de um maior suporte. Ele agora já está na UTI e, a princípio, com a mesma ventilação que fizemos no transporte, que é a não invasiva, feita através de uma máscara facial”, explicou. Ela também salientou a importância da agilidade na operação de suporte aéreo e o sentimento por ter contribuído no salvamento do bebê. “No caso de crianças, é sempre especial, porque mexe mais. A gente via que não tinha como ele ficar na UPA, porque ali não estava apropriado para o caso dele”, complementou.
Segundo a PRF, a transferência foi realizada por volta das 16h, depois que o Samu acionou a corporação para fazer a remoção. Toda a viagem, que de carro levaria aproximadamente 2 horas, foi realizada em 30 minutos. O agente da corporação Victor Hugo Bondan, que pilotou o helicóptero, disse que a opção pelo transporte aéreo se deu pelo ganho de tempo. "A gente tem uma parceria com o Samu, que foi retomada este ano, em que a gente entra com a aeronave e o Samu, com os insumos e a vinculação de saúde. Esse serviço é ativado diuturnamente para casos de acidentes e também para remoções, quando a equipe médica vê a necessidade", contou o agente.
Espera por vagas em UTIs
Na segunda (26), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pediu que o governo reforce a campanha de vacinação contra a gripe e abra leitos de enfermaria para conter a crise nas UTIs infantis. Desde maio, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) tem crescido em Pernambuco. A fila de espera por um leito de terapia intensiva chegou a ter 80 crianças.
#tvpauamarelo #paulista #pauamarelo #trabalho #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção
Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE
Imagens:Cortesia de nosso internauta
Comentários
Postar um comentário