Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

21ª Semana de Museus em cartaz nos espaços culturais na capital pernambucana Recife
Entre os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, Paço do Frevo, MAMAM, Murillo La Greca e Museu da Cidade oferecerão programação especial alusiva à Semana, que tem como tema este ano "Museus, sustentabilidade e bem-estar". Atividades acontecem de amanhã (16) a domingo (21) (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Reforçando o convite à celebração do patrimônio histórico e cultural que nos confirma povo, a 21ª Semana de Museus vai encher os espaços expositivos da cidade de novidades nos próximos dias. Com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", a mobilização, feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, conta com adesão de milhares de instituições em todo o país, visando apoiar a saúde, o bem-estar global e a vida na Terra, que estão entre os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, quatro museus prepararam programação especial. As atividades começam nesta terça-feira(16) e seguem até domingo (21) no Paço do Frevo, no Museu da Cidade, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) e no Museu Murillo La Greca.

MAMAM
Quarta-feira (17) - Estreia da exposição "Respiro", com obras do acervo do museu, que ficará em cartaz até 18 de junho, no Aquário Oiticica.
Quinta-feira (18) -  De Frente com o Educativo: Ação educativa vai oferecer mediação na exposição "Cidade da Ressaca", buscando refletir sobre as possibilidades do espaço museal. Das 15h às 17h.
Sexta-feira (19) - Cineclube em parceria com a EREM Luiz Delgado. Das 9h30 às 11h30
Sábado (20) - Oficina Cri(a)sons: experimentos para confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Para crianças de 6 a 10 anos. Das 10h às 12h.

Oficina Fuxicaria no MAMAM: oficina de reaproveitamento de tecidos com fuxicos. Das 14h às 15h30. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

PAÇO DO FREVO
Terça-feira (16) - Visita mediada à exposição Frevo Vivo e à Ocupação Lia de Itamaracá. Das 10h às 16h30. Acesso gratuito.
Oficina Vivências de Frevo música, com Márcio Rastaman.  Às 14h, 14h40, 15h20 e 16h. Acesso mediante ingresso.
Quinta-feira (18) - Aula aberta Frevo Fit, com o professor e passista Júnior Lopes. Das 13h às 14h. Acesso gratuito.
Sexta-feira (19) - Hora do Frevo, com o músico instrumentista Bruno Nascimento. Às 12h. Acesso gratuito, no Aurora Café, no térreo do museu.
Sábado (20) - Oficina “Construindo FRRRevo (Reduzir-Reutilizar-Reciclar)”. Das 9h30 às 15h. Vagas limitadas. Inscrições na recepção. Acesso mediante ingresso.
Visitas mediadas à Ocupação Lia de Itamaracá, às 10h30, 11h30, 15h30 e 16h30. Acesso mediante ingresso. 1h de duração.
Roda de capoeira com alunas e alunos do projeto Ninho do Papagaio, das 15h às 17h.
Domingo (21) - Oficina “Construindo Frevo (Reduzir-Reutilizar-Reciclar)”. Das 9h30 às 15h. Vagas limitadas. Inscrições na recepção. Acesso mediante ingresso.
Visitas mediadas à Ocupação Lia de Itamaracá, às 10h30, 11h30, 15h30 e 16h30. Acesso mediante ingresso. 1h de duração.
Concerto com a Orquestra Cidadã, às 17h
O Paço fica na Praça do Arsenal. Funciona das 10 às 17h, de terça a sexta, e das 11h às 18h, aos sábados e domingos. Os  ingressos custam R$ 10 (R$ 5, meia).

Museu da Cidade
Dias 16 a 21 – O que é colecionismo?: visitas guiadas para grupos escolares, para promover a reflexão sobre a arte de colecionar e sua relação com os acervos dos museus e espaços expositivos formais.
Dia 18 - Bandeiras sempre no alto: hasteamento da bandeira, ao som do hino da cidade. Às 10h.
O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

Murillo La Greca
Dia 19 - Oficina de pintura com ecotinta, com J.Melo, em parceria com o Museu de Arte Popular. Das 14h às 16h.
Dia 20 - Oficina Criaturas do Capibaribe, de leitura e confecção de fantasias/mantos de criaturas, a partir de materiais recicláveis. Para crianças de 4 a 11 anos.
Visita guiada pela exposição "Não Reagente", com a artista Priscila Buhr. Das 14h às 15h30.
Bate-papo "Onde está a mãe artista?", conversa com Priscila Buhr, Kalor Pacheco, Laura Melo e Luiza Lira. Das 15h30 às 16h30.
O Murillo La Greca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim. Funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. Acesso gratuito.

#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo #trabalho #emprego #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio DRT 7168/PE 
Foto: Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...