JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
1° ninho de tartarugas marinhas é identificado na orla do Paulista na temporada 2022/2023
Secretaria Executiva de Meio Ambiente fez a demarcação da área
A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do município do Paulista na região metropolitana do Recife demarcou, na terça-feira (27.12), o primeiro ninho de tartaruga marinha na Praia da Conceição no município, da temporada 2022/2023. O local foi identificado pelo pescador Valdomiro Guimarães da Silva, que acompanhou o momento em que o animal desovou na orla do município, e na sequência um agente de limpeza da praia, já voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, entrou em contato com a equipe responsável pelo monitoramento da SEMA.
“Tenho uma caiçara perto da minha residência, onde guardo os equipamentos de pesca e decidi dar um descanso após o trabalho pela madrugada. Com o sol já raiando escutei uma zoada como se fosse de areia sendo retirada ou escavada, nesse momento abri a porta da caiçara e me deparei com o bicho que já estava desovando e logo enterrando os ovos. Ao terminar, acompanhei a tartaruga até o mar e outro rapaz da limpeza urbana foi quem informou às autoridades competentes sobre o fato. Para mim é muito importante como pescador e homem do mar a preservação dos animais marinhos e fico feliz em saber que a Prefeitura do Paulista prontamente fez a sinalização do ninho para o cuidado com ovos e o nascimento dos filhotes.”
Nos 14 km de orla marítima, Paulista apresenta desovas das cinco espécies de tartarugas marinhas, predominantes no litoral brasileiro, quatro já foram registradas: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva) e Caretta caretta (tartaruga cabeçuda).
Na temporada 2021/22 foram registrados um total de 3250 filhotes nascidos em 38 ninhos onde a praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguida das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e 3 ninhos, respectivamente. A espécie que mais desovou foi a tartaruga de pente com um total de 31 ninhos e 2670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga verde, com 415 filhotes e dois ninhos de tartaruga oliva, com 165 filhotes.
Ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, entre em contato com a equipe do projeto através do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou pelo número 153 da Guarda Municipal assim como por meio dos emails: @sema_paulista ou @paulista.tartarugasmarinhas
@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #justiça #Proconrecife #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #religião #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção
Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Com informações Prefeitura do Paulista
Foto: Reprodução
Comentários
Postar um comentário