Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

O Governo de Pernambuco amplia rede de acesso à PrEP para a população
Com objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance do fim da epidemia do HIV/aids, o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ampliou a rede de acesso à PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). O que antes apenas profissionais médicos poderiam prescrever, agora, todos os médicos e enfermeiros da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) podem prescrever a PrEP, desde que o usuário tenha um risco potencial para a infecção.

“Em Pernambuco agora qualquer médico e enfermeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) pode prescrever a PrEP, estratégia que está inserida dentro da prevenção combinada, e que consiste na tomada de uma medicação diária para prevenir infecção pelo HIV. Em nosso Estado temos 35 unidades dispensadoras de medicamentos, que são locais específicos onde as pessoas podem retirar a sua medicação. Atualmente, o acompanhamento, além das unidades que já o fazem, pode ser feito também nas unidades básicas de saúde. As pessoas que podem acessar esta tecnologia precisam, além de ter risco potencial de exposição ao HIV, que será analisado pelo profissional que está fazendo o atendimento, ter a partir de 15 anos e peso mínimo de 35 quilos”, explica a gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais da SES-PE, Camila Dantas. Dantas também ressalta que “esta estratégia foi adotada para que a tecnologia da PrEP consiga chegar às periferias e acessar as pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.”

A infecção pelo HIV vem crescendo no público entre 15 e 29 anos. Em Pernambuco, entre os anos de 2015 e 2019, houve aumento de 43% de pessoas com o vírus nesta faixa etária. “A PrEP se insere como uma estratégia de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de reduzir a transmissão pelo HIV e contribuir para o alcance do fim da epidemia do HIV/aids. Agora, e para dar ainda mais acesso à população, o Ministério da Saúde (MS), ampliou a indicação da PrEP para adolescentes com idade igual ou superior a 15 anos e que tenham peso corporal mínimo de 35 kg, sejam sexualmente ativos e se encontrem em contexto de risco”, completa a gestora.

Antes a PrEP se destinava apenas a públicos específicos: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, pessoas trans e travestis e casais sorodiferentes. Além disso, era necessário analisar algumas práticas, como deixar de usar camisinhas nas relações sexuais, fazer uso repetido da profilaxia pós-exposição (PEP), ou apresentar episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Sobre a PrEP - A PrEP é a profilaxia pré-exposição do HIV,  um dos métodos preventivos disponíveis gratuitamente no SUS. Trata-se da combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), em um único comprimido, que bloqueiam alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo. Para que a medicação possa impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo é preciso fazer uso diariamente. 

Ratifica-se que essa é uma ferramenta que deve ser utilizada de forma combinada, sem excluir ou substituir as outras opções existentes. Também é preciso lembrar da importância da prevenção, com o uso do preservativo peniano ou vaginal em todas as relações sexuais. Ambos, além do gel lubrificante, são disponibilizados de rotina nos serviços de saúde. 

"A prevenção combinada é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde e adotada pelos Estados e municípios para o enfrentamento da epidemia do HIV/aids. Trata-se da atuação simultânea de diferentes abordagens de prevenção, considerando as necessidades de cada indivíduo, permitindo que este encontre a combinação, que não será perfeita, no entanto será a melhor para minimizar o risco de exposição ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)", explica Camila Dantas.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Entre 2017 e 2021 foram registrados 5.020 casos de aids em Pernambuco, o que equivale a uma redução de 20,3% no número de casos. De acordo com o boletim epidemiológico do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, 67,1% dos registros foram em pessoas do sexo biológico masculino e a faixa etária com maior índice é dos 30 aos 39 anos. Em 2021, foram notificados 936 casos de aids em Pernambuco. O quantitativo representa uma diminuição de 20,3% em relação a 2017, quando foram registrados 1.174. A queda é um reflexo do acesso ao tratamento e diagnóstico precoce por meio da testagem rápida para o HIV.

Em relação ao HIV, foram diagnosticados 3.132 casos no ano de 2021. No acumulado dos cinco anos foram 15.825 notificações, sendo 35,1% dos casos na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Do total, 70,4% foram em pessoas do sexo biológico masculino.

A listagem com as 35 unidades dispensadoras de medicamentos pode ser vista no link 

@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #justiça #Proconrecife #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #religião #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto: Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Consórcio ativa linha de ônibus para atender demanda do Centro Comercial de Abreu e Lima Entra em operação, a partir da próxima segunda-feira (19), a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima. Com tarifa B (R$ 5,60), os ônibus sairão do Terminal Integrado PE-15 e farão retorno na Rua Capitão José Primo, no Centro Comercial de Abreu e Lima. Trafegando pelas rodovias PE-15 e BR-101, os coletivos ainda passarão por dentro dos terminais Pelópidas Silveira e Abreu e Lima e, em algumas viagens, farão atendimentos ao loteamento Nova Aurora/Jaguaribe, em Paulista. Antes da pandemia do novo coronavírus, a linha 1933 operava com o nome de TI Abreu e Lima/TI Pelópidas, transitando apenas entre estes dois terminais integrados. Agora, o Grande Recife muda a nomenclatura da linha e estende seu itinerário. “Atualmente, os usuários do Centro Comercial de Abreu e Lima entram no SEI (Sistema Estrutural Integrado) apenas pelas linhas do Terminal Integrado Igarassu...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A TV Pau Amarelo,localizada no município do Paulista, no Grande Recife, comemora mais uma conquista de destaque. Pelo segundo ano consecutivo, a TV PAU AMARELO foi premiada como a melhor da cidade, além de conquistar o segundo lugar na categoria de melhores portais de notícias do município. O reconhecimento veio através do prêmio Melhores de Paulista, que elege as melhores empresas e prestadores de serviços da cidade em diferentes categorias. A TV Pau Amarelo se destacou pela qualidade de sua programação e pela relevância do conteúdo divulgado em seu portal de notícias, que se tornou referência no município. O sucesso da tv pau amarelo e do portal de notícias da TV não seria possível sem o apoio e engajamento de seus colaboradores, seguidores, que diariamente compartilham, curtem e comentam as notícias publicadas. A interação dos seguidores nas redes sociais e no blog da TV PAU AMARELO contribui para a disseminação das informações e para a c...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

Jornal Avoz de Pau Amarelo  Novo Cenário Político em Paulista: A Disputa pela Prefeitura O cenário político em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está fervendo com a aproximação das eleições municipais. O atual prefeito, Yves Ribeiro (MDB), está determinado a derrotar o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) e garantir a continuidade de sua gestão através do apoio ao candidato Ramos. Convenções Partidárias Agitam o Município O município de Paulista foi palco de diversas convenções partidárias que oficializaram os candidatos à prefeitura. No sábado, Júnior Matuto realizou sua convenção, seguido por Edinho Lívia e Ramos no domingo. No mesmo dia, Francisco Padilha, com o apoio do PT, PDT e PV, também oficializou sua candidatura. Na segunda-feira, foi a vez do MDB, onde Yves Ribeiro declarou seu apoio a Ramos, consolidando a candidatura do partido.  A Desistência de Yves Ribeiro Recentemente, Yves Ribeiro anunciou sua desistência da reeleição por motivos de saúde e ...