Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Quadrilhas juninas recebem homenagem na Câmara Municipal do Recife 
Desde 2013, o calendário municipal marca a data de 27 de junho como o Dia do Quadrilheiro Junino. Neste ano, as comemorações foram realizadas na Câmara do Recife na sexta-feira (5), em razão das fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana entre maio e junho. Na solenidade, requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), celebraram a data quadrilheiros juninos e representantes da categoria, além de autoridades da cultura das esferas municipal e estadual. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a reunião, promovida no plenário da Casa. Autor da lei que cria o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino, Almir Fernando destacou que a homenagem visa, ainda, a enaltecer as quadrilhas como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, status alcançado com a lei nº 18.461/2018, também do seu mandato.

“O colorido das quadrilhas faz de Recife palco de grande espetáculo todos os anos. Um trabalho que vai além do incentivo à cultura e se configura como uma importante ferramenta de ação social, educativa e profissional”, frisou Almir Fernando em seu pronunciamento da tribuna. “Crianças, adolescentes, jovens e adultos se envolvem a ponto de tornar-se a quadrilha junina uma extensão de suas famílias, cujo principal objetivo é a união, o respeito ao próximo, a cordialidade, o resgate à cidadania, incentivando o companheirismo e a amizade. Além disso, o apoio das festas juninas para o turismo de eventos em Recife e Caruaru, por exemplo, coloca Pernambuco no calendário brasileiro como a maior festa de São João do País”. Além de Almir Fernando e Felipe Alecrim, compuseram a mesa de honra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem; o representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Roberto Carlos; o gerente de programação regional da Globo Nordeste, Fernando Esdras; a presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur), Naftaly Renata Martins; e o diretor da Federação das Quadrilheiras Juninas de Pernambuco (Fequajupe), Bruno Soares.

Após o discurso, o vereador Almir Fernando fez a entrega das placas aos homenageados, que foram escolhidos pelos seguintes critérios: relevantes serviços prestados à cultura pernambucana; as três quadrilhas vencedoras do 18º Concurso de Quadrilha Junina Infantojuvenil do Recife; e as cinco quadrilhas vencedores do 36º Concurso de Quadrilha Junina Adulta do Recife. Em seguida, os quadrilheiros fizeram uma apresentação em cortejo, dentro do plenário.

Outros discursos – A presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Recife, Naftaly Renata, na condição de representante de todos os homenageados, ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela disse que, com a solenidade realizada na Câmara, esta sexta-feira é “um dia de alegria para mim e para todos os quadrilheiros”. Lembrou que nos dois anos passados, em que os festejos juninos estiveram suspensos por causa da pandemia da covid-19, “foram dois anos de muita luta, persistência e garra”. Naftaly Renata acrescentou que se sentia grata por, agora, poder dizer: “O São João voltou e vocês estão de parabéns”.

A secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, falou na sequência. Ela afirmou que as comemorações do ciclo junino deste ano, que foram adiadas por causa das chuvas de abril e maio, foram significativas e que as apresentações e participação dos quadrilheiros nos eventos foram importantes. “Há muito tempo desejávamos esse reencontro com a cultura popular nas festas de rua. E esse reencontro se deu justamente no período junino. Foi um reencontro junino, em que todos estávamos saudosos”. Segundo ela, a economia também estava precisando dessa retomada. “A gente viu a animação das pessoas  nos polos comunitários e nos polos tradicionais a alegria e o desejo de festejar”.

Segundo a Secretária de Cultura, o ciclo junino deste ano contou com a apresentação de mais de cem quadrilha matutas e com a realização de um grandioso concurso no Sitio Trindade. “Foi um momento de força, amor, que nos ajudou a reviver”. No final do ciclo junino, afirmou Taísa Contagem, foi iniciado o pagamento dos cachês dos quadrilheiros, “que será totalmente concluído até o final de agosto”. Ela avaliou que este ciclo junino, apesar do adiamento, foi bem planejando e esperado. “Por isso, quero agradecer a compreensão de todos no momento de adiamento do ciclo junino, pois em nenhum momento faltou dialogo. Estávamos todos unidos num único objetivo”.

No final, o presidente da reunião solene, vereador Felipe Alecrim, disse que Almir Fernando é um vereador que luta muito pelas manifestações culturais e pelas causa das comunidades. “Ele é um grande batalhador para que vocês tenham condições mínimas de um momento de lazer”. Na sequência, convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife. Um coquetel regional foi servido aos participantes no jardim interno da Casa de José Mariano.

Lista dos homenageados:
1 –  Federação das Quadrilheiras Juninas de Pernambuco (FEQUAJUPE)
2 –  Liga das Quadrilhas Juninas do Recife (LIQUAJUR)
3 – Quadrilha Menezes na Roça (campeã) – Representado pelo senhor Luciano Menezes Santos
4 –  Quadrlha Junina Sapeca (vice-campeã) – Representado pelo senhor Bruno Soares
5 – Quadrilha Brincant's (3º lugar) – Representado pelo senhor Thiago Raony de Lima.
6 – Quadrilha Raio de Sol (campeã) – Representado pela senhora Alana Maria Pinto do Nascimento
7 – Quadrilha Lumiar (vice-campeã) – Representado pela senhora Cléo Henry de Oliveira Silva
8 – Quadrilha Traquejo (3º lugar) – Representado pela senhora Hérika Araújo
9 – Quadrilha Portal do Sertão (4º lugar) – Representado pelo senhor Rafael Farias
10 – Quadrilha Dona Matuta (5º lugar)


@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #religião #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #Reportagem #produção 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto:Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...