Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Oito casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida notificados em Pernambuco

Duas novas notificações foram registradas pela Secretaria Estadual de Saúde e informadas ao Ministério da Saúde: uma adolescente de 12 anos e uma bebê de 1 ano.

Subiu para oito o número de notificações de casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida em Pernambuco, das quais uma foi descartada e sete estão em investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os dois novos registros no estado foram informados ao Ministério da Saúde e divulgados nesta quinta-feira (26).

Uma das novas notificações é de uma bebê de 1 ano, que mora no Recife e foi internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na área central da capital pernambucana, na segunda-feira (23). De acordo com a SES, a paciente apresentou sintomas como quadro de vômito, diarreia, icterícia e febre e continua internada na unidade de saúde.

A segunda notificação recente é de uma adolescente de12 anos que mora no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata. A SES informou que a jovem tem comorbidade (anemia falciforme) e apresentou sintomas como dor abdominal, icterícia e febre.

Ainda de acordo com o governo do estado, a adolescente deu entrada no dia 3 de maio na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A paciente acompanhada pela equipe multiprofissional do local e recebeu alta hospitalar.

Por meio de nota, a SES afirmou que "segue prestando apoio técnico aos serviços hospitalares na realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como nas investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios de residência dos pacientes".

Ainda no texto, declarou que Pernambuco "também segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas na área para monitoramento das ocorrências e aguarda novas atualizações por parte do Ministério da Saúde".

Transplante de fígado
Uma das notificações de hepatite grave de causa desconhecida em investigação no estado é de uma adolescente de 14 anos que passou por uma cirurgia de transplante de fígado no dia 20 de maio. Natural de Ibimirim, no Sertão, a jovem está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Segundo o boletim médico divulgado na quarta-feira (25), ela retirou a sonda gástrica na tarde da terça (24), começou uma dieta e "está consciente e com uma boa evolução clínica". Ainda de acordo com o hospital, o fígado da paciente "segue funcionando normalmente" e não há "sinais de infecção ou rejeição do órgão doado".

Na primeira quinzena de maio, a adolescente foi atendida no Hospital Regional Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Diante do agravamento do quadro, foi transferida para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste. De lá, foi encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, já com indicativo de transplante de fígado.

Depois de a paciente ser inserida no Sistema Nacional de Transplantes, surgiu um doador no Paraná. O fígado que foi transplantado para a adolescente era de um homem de 30 anos que teve morte cerebral após sofrer um traumatismo craniano em um acidente de moto.

Segundo os médicos que fizeram a cirurgia, o procedimento durou aproximadamente seis horas e correu bem. Ao todo, 18 profissionais de saúde participaram e duas salas estavam funcionando ao mesmo tempo.

O primeiro caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida notificado em Pernambuco foi de um menino de 1 ano, morador de Toritama, no Agreste, que recebeu alta. A segunda suspeita notificada foi de uma menina de 3 anos, moradora de Glória do Goitá, na Zona da Mata, ainda internada.

O estado também notificou mais dois casos suspeitos: uma menina de 9 anos que mora em Casinhas, no Agreste, e uma garota de 11 anos que reside em Camaragibe, no Grande Recife. As duas pacientes apresentaram quadros de vômito, náusea e fadiga.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, elas “seguem internadas e estão sendo acompanhadas pelas equipes multiprofissionais, realizando os exames necessários para a investigação dos casos”. O caso descartado é de um adolescente de 14 anos que mora em Salgueiro, no Sertão.

@tvpauamarelo 
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #cultura #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #chuvas #alagamentos 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Informações G1
Foto:Reprodução 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...