JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO
Oito casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida notificados em Pernambuco
Duas novas notificações foram registradas pela Secretaria Estadual de Saúde e informadas ao Ministério da Saúde: uma adolescente de 12 anos e uma bebê de 1 ano.
Subiu para oito o número de notificações de casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida em Pernambuco, das quais uma foi descartada e sete estão em investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os dois novos registros no estado foram informados ao Ministério da Saúde e divulgados nesta quinta-feira (26).
Uma das novas notificações é de uma bebê de 1 ano, que mora no Recife e foi internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na área central da capital pernambucana, na segunda-feira (23). De acordo com a SES, a paciente apresentou sintomas como quadro de vômito, diarreia, icterícia e febre e continua internada na unidade de saúde.
A segunda notificação recente é de uma adolescente de12 anos que mora no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata. A SES informou que a jovem tem comorbidade (anemia falciforme) e apresentou sintomas como dor abdominal, icterícia e febre.
Ainda de acordo com o governo do estado, a adolescente deu entrada no dia 3 de maio na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A paciente acompanhada pela equipe multiprofissional do local e recebeu alta hospitalar.
Por meio de nota, a SES afirmou que "segue prestando apoio técnico aos serviços hospitalares na realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como nas investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios de residência dos pacientes".
Ainda no texto, declarou que Pernambuco "também segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas na área para monitoramento das ocorrências e aguarda novas atualizações por parte do Ministério da Saúde".
Transplante de fígado
Uma das notificações de hepatite grave de causa desconhecida em investigação no estado é de uma adolescente de 14 anos que passou por uma cirurgia de transplante de fígado no dia 20 de maio. Natural de Ibimirim, no Sertão, a jovem está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
Segundo o boletim médico divulgado na quarta-feira (25), ela retirou a sonda gástrica na tarde da terça (24), começou uma dieta e "está consciente e com uma boa evolução clínica". Ainda de acordo com o hospital, o fígado da paciente "segue funcionando normalmente" e não há "sinais de infecção ou rejeição do órgão doado".
Na primeira quinzena de maio, a adolescente foi atendida no Hospital Regional Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Diante do agravamento do quadro, foi transferida para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste. De lá, foi encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, já com indicativo de transplante de fígado.
Depois de a paciente ser inserida no Sistema Nacional de Transplantes, surgiu um doador no Paraná. O fígado que foi transplantado para a adolescente era de um homem de 30 anos que teve morte cerebral após sofrer um traumatismo craniano em um acidente de moto.
Segundo os médicos que fizeram a cirurgia, o procedimento durou aproximadamente seis horas e correu bem. Ao todo, 18 profissionais de saúde participaram e duas salas estavam funcionando ao mesmo tempo.
O primeiro caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida notificado em Pernambuco foi de um menino de 1 ano, morador de Toritama, no Agreste, que recebeu alta. A segunda suspeita notificada foi de uma menina de 3 anos, moradora de Glória do Goitá, na Zona da Mata, ainda internada.
O estado também notificou mais dois casos suspeitos: uma menina de 9 anos que mora em Casinhas, no Agreste, e uma garota de 11 anos que reside em Camaragibe, no Grande Recife. As duas pacientes apresentaram quadros de vômito, náusea e fadiga.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, elas “seguem internadas e estão sendo acompanhadas pelas equipes multiprofissionais, realizando os exames necessários para a investigação dos casos”. O caso descartado é de um adolescente de 14 anos que mora em Salgueiro, no Sertão.
@tvpauamarelo
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo #JORNALAVOZDEPAUAMARELO #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #cultura #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #chuvas #alagamentos
Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Informações G1
Foto:Reprodução
Comentários
Postar um comentário