Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Prefeitura do Recife promove mutirão de exame oftalmológico para marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado nesta quinta-feira (26), a Prefeitura do Recife promoveu, durante todo o dia, atividades educativas sobre a doença e um mutirão de exame de curva de pressão intraocular no Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. A ação, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), beneficiou 60 pessoas que estavam na fila do teste no Sistema de Regulação, o que representa uma diminuição de 75% na espera.

Seu José Jaílson Bezerra, 74 anos, foi diagnosticado com glaucoma há dez anos e faz acompanhamento médico no Ermírio de Moraes. “Depois que comecei a receber atendimento para tratar o meu problema, percebi uma grande melhora, o que me deixa mais tranquilo”, afirmou.

O glaucoma causa acometimento do nervo óptico, devido principalmente ao aumento da pressão intraocular, associada a uma dificuldade na drenagem do humor aquoso (líquido transparente responsável pela nutrição do olho). Por isso, o exame de curva de pressão intraocular é uma das maneiras de diagnosticar a doença, além de ser necessário para o monitoramento dos pacientes já diagnosticados com ela. O teste consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia, permitindo o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. “Essa é uma doença silenciosa, por isso fizemos essa ação com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce de alguns pacientes que estavam na fila de espera do exame de curva tensional, que é um dos testes necessários para fechar o diagnóstico da doença. Também aproveitamos para esclarecer o que é a enfermidade, quais são os fatores de risco, o diagnóstico e como tratar”, explica a oftalmologista do Centro Médico, Rinalva Tenório Vaz. 

O Centro Médico José Ermírio de Moraes, localizado no bairro de Casa Forte, é referência no atendimento de Oftalmologia e no diagnóstico e tratamento de glaucoma no Recife. O serviço acompanha atualmente cerca de 3.500 pessoas no Programa de Glaucoma, ofertando diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico dos usuários da cidade de Recife acometidos com o glaucoma. 

 

ASSISTÊNCIA – Na Rede Municipal, os atendimentos oftalmológicos são feitos no Ermírio de Moraes e em outras unidades que compõem a rede complementar. Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam pegar encaminhamento na unidade de referência (unidade de saúde da família ou unidade básica tradicional) próxima ao local onde mora.

 

BORE - O Banco de Olhos do Recife (BORE) funciona dentro do Centro Médico Ermírio de Moraes, em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco. O BORE funciona desde 2002, com médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalham 24 horas por dia, para atender às possíveis demandas.

@tvpauamarelo 
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #cultura #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #chuvas #alagamentos 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto:Sandro Santos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...