Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Orquestra Sinfônica do Recife celebra aniversário do Teatro de Santa Isabel em dois concertos gratuitos

Em comemoração aos 172 anos de existência e resistência cultural e artística do Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto gratuito, na noite de hoje (26), a partir das 20h, naquela que é uma das mais imponentes e importantes casas de espetáculo do país. Em função do cancelamento do concerto que seria realizado ontem (25), devido às chuvas, a Orquestra fará nova apresentação nesta sexta (27), a partir das 10h, também gratuita e aberta ao público.

Os dois concertos, que marcam o início das atividades da temporada 2022 da Orquestra, terão ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.

Para a celebração, o novo regente da Orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr., preparou um programa que vai da erudição européia de Beethoven e Brahms até a sonoridade ensolarada do compositor, arranjador, pianista e regente Clovis Pereira.

De Beethoven, será executada a Abertura em dó maior, op. 124 da peça “A Consagração da Casa”. “Esta abertura carrega um enorme simbolismo histórico e cênico, por uma série de fatores. Além de ter sido composta em 1822, mesmo ano em que foi declarada a independência do Brasil, ela foi escrita justamente para celebrar o Theater in der Josefstadt, por ocasião de sua inauguração”, conta o maestro Lanfranco.

Na segunda peça, o concerto ganha mais um ensejo festivo, celebrando também o compositor Clóvis Pereira, por ocasião de seus 90 anos. Dele, será tocada a composição “Lamento e Dansa Brasileira”, cuja história se encontra com a da Orquestra, tendo o Santa Isabel como moldura infalível. Foi no palco do teatro aniversariante que se realizou a primeira audição da música, em 1967, com execução da Orquestra Sinfônica e regência do próprio Clóvis Pereira. “A música deste grande compositor e artista, que nos deu tanto, tem muito a ver com a gente do Recife e do Nordeste”, comenta Lanfranco, que, além de admirador confesso e entusiasmado de Clóvis Pereira, chegou a ser seu aluno, no Conservatório Pernambucano de Música.

A “Sinfonia nº 2”, em ré maior, op.73, do alemão Johannes Brahms, encerra a noite festiva, com mais um motivo para comemoração. Composta em 1877, a música está completando 150 anos como uma das mais executadas obras eruditas do mundo. “Serão muitos séculos de celebração à arte e à música numa noite só”, afirma Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.

@tvpauamarelo 
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #cultura #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #chuvas #alagamentos 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto:Sandro Santos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Consórcio ativa linha de ônibus para atender demanda do Centro Comercial de Abreu e Lima Entra em operação, a partir da próxima segunda-feira (19), a linha 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima. Com tarifa B (R$ 5,60), os ônibus sairão do Terminal Integrado PE-15 e farão retorno na Rua Capitão José Primo, no Centro Comercial de Abreu e Lima. Trafegando pelas rodovias PE-15 e BR-101, os coletivos ainda passarão por dentro dos terminais Pelópidas Silveira e Abreu e Lima e, em algumas viagens, farão atendimentos ao loteamento Nova Aurora/Jaguaribe, em Paulista. Antes da pandemia do novo coronavírus, a linha 1933 operava com o nome de TI Abreu e Lima/TI Pelópidas, transitando apenas entre estes dois terminais integrados. Agora, o Grande Recife muda a nomenclatura da linha e estende seu itinerário. “Atualmente, os usuários do Centro Comercial de Abreu e Lima entram no SEI (Sistema Estrutural Integrado) apenas pelas linhas do Terminal Integrado Igarassu...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A TV Pau Amarelo,localizada no município do Paulista, no Grande Recife, comemora mais uma conquista de destaque. Pelo segundo ano consecutivo, a TV PAU AMARELO foi premiada como a melhor da cidade, além de conquistar o segundo lugar na categoria de melhores portais de notícias do município. O reconhecimento veio através do prêmio Melhores de Paulista, que elege as melhores empresas e prestadores de serviços da cidade em diferentes categorias. A TV Pau Amarelo se destacou pela qualidade de sua programação e pela relevância do conteúdo divulgado em seu portal de notícias, que se tornou referência no município. O sucesso da tv pau amarelo e do portal de notícias da TV não seria possível sem o apoio e engajamento de seus colaboradores, seguidores, que diariamente compartilham, curtem e comentam as notícias publicadas. A interação dos seguidores nas redes sociais e no blog da TV PAU AMARELO contribui para a disseminação das informações e para a c...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

Jornal Avoz de Pau Amarelo  Novo Cenário Político em Paulista: A Disputa pela Prefeitura O cenário político em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está fervendo com a aproximação das eleições municipais. O atual prefeito, Yves Ribeiro (MDB), está determinado a derrotar o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) e garantir a continuidade de sua gestão através do apoio ao candidato Ramos. Convenções Partidárias Agitam o Município O município de Paulista foi palco de diversas convenções partidárias que oficializaram os candidatos à prefeitura. No sábado, Júnior Matuto realizou sua convenção, seguido por Edinho Lívia e Ramos no domingo. No mesmo dia, Francisco Padilha, com o apoio do PT, PDT e PV, também oficializou sua candidatura. Na segunda-feira, foi a vez do MDB, onde Yves Ribeiro declarou seu apoio a Ramos, consolidando a candidatura do partido.  A Desistência de Yves Ribeiro Recentemente, Yves Ribeiro anunciou sua desistência da reeleição por motivos de saúde e ...