Pular para o conteúdo principal

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO 

Orquestra Sinfônica do Recife celebra aniversário do Teatro de Santa Isabel em dois concertos gratuitos

Em comemoração aos 172 anos de existência e resistência cultural e artística do Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto gratuito, na noite de hoje (26), a partir das 20h, naquela que é uma das mais imponentes e importantes casas de espetáculo do país. Em função do cancelamento do concerto que seria realizado ontem (25), devido às chuvas, a Orquestra fará nova apresentação nesta sexta (27), a partir das 10h, também gratuita e aberta ao público.

Os dois concertos, que marcam o início das atividades da temporada 2022 da Orquestra, terão ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.

Para a celebração, o novo regente da Orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr., preparou um programa que vai da erudição européia de Beethoven e Brahms até a sonoridade ensolarada do compositor, arranjador, pianista e regente Clovis Pereira.

De Beethoven, será executada a Abertura em dó maior, op. 124 da peça “A Consagração da Casa”. “Esta abertura carrega um enorme simbolismo histórico e cênico, por uma série de fatores. Além de ter sido composta em 1822, mesmo ano em que foi declarada a independência do Brasil, ela foi escrita justamente para celebrar o Theater in der Josefstadt, por ocasião de sua inauguração”, conta o maestro Lanfranco.

Na segunda peça, o concerto ganha mais um ensejo festivo, celebrando também o compositor Clóvis Pereira, por ocasião de seus 90 anos. Dele, será tocada a composição “Lamento e Dansa Brasileira”, cuja história se encontra com a da Orquestra, tendo o Santa Isabel como moldura infalível. Foi no palco do teatro aniversariante que se realizou a primeira audição da música, em 1967, com execução da Orquestra Sinfônica e regência do próprio Clóvis Pereira. “A música deste grande compositor e artista, que nos deu tanto, tem muito a ver com a gente do Recife e do Nordeste”, comenta Lanfranco, que, além de admirador confesso e entusiasmado de Clóvis Pereira, chegou a ser seu aluno, no Conservatório Pernambucano de Música.

A “Sinfonia nº 2”, em ré maior, op.73, do alemão Johannes Brahms, encerra a noite festiva, com mais um motivo para comemoração. Composta em 1877, a música está completando 150 anos como uma das mais executadas obras eruditas do mundo. “Serão muitos séculos de celebração à arte e à música numa noite só”, afirma Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.

@tvpauamarelo 
#paulistape #janga #praiadojanga #tvpauamarelo #paulista #pauamarelo  #JORNALAVOZDEPAUAMARELO  #paulistatem #euvivopaulista #tururu #euvivopauamarelo  #política #Pernambuco #TBT #pauamarelotem #cultura #euvivopaulista #pernambuco #TBT #jornalismo #impresso #imprensa #blog #notícias #euvivopaulista #chuvas #alagamentos 

Os comentários abaixo não representam a opinião da pagina TV PAU AMARELO; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Reportagem:Alexsandro Bonifácio
Foto:Sandro Santos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Caminhada de Ogum atinge 6ª edição e fortalece visibilidade das religiões de matriz africana em Paulista no Grande Recife  Entre tradições e celebrações, a Caminhada de Ogum, que está em sua 6ª edição, demonstra seu papel significativo no enriquecimento do patrimônio cultural e no fortalecimento da visibilidade das religiões de matriz africana no município de Paulista na região metropolitana do Recife. Idealizado pelo Babalorixá Hypolito de Ogum, sacerdote do terreiro de tradição nagô, Ilê Asé Omo Ogundê, localizado no Centro da cidade, o evento teve seu primeiro cortejo em 2015, marcando um marco importante para a comunidade local. Além de celebrar a devoção ao orixá Ogum, a caminhada serve como um instrumento de conscientização, buscando promover o respeito e a tolerância a todas as religiões de matriz africana. O cortejo, carregado de simbolismo, destaca a importância do reconhecimento e do respeito às tradições e crenças afro-religi...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco está de volta em sua terceira edição, trazendo um espetáculo repleto de música, dança e muita animação. Com um lineup de atrações de tirar o fôlego, o evento promete agitar o público com o melhor do frevo. Entre as atrações confirmadas, destaque para a Orquestra de Frevo, que trará toda a energia e tradição dessa manifestação cultural que encanta a todos. Além disso, o grupo percussivo Kallinas promete fazer todos se levantarem e dançarem ao som dos ritmos tradicionais do carnaval pernambucano. E para completar, a CIA de Frevo vai apresentar coreografias incríveis, mostrando toda a habilidade e beleza desse estilo de dança. Uma novidade imperdível desta edição é a Estação Tecnológica Plataforma 360⁰, que vai proporcionar uma experiência única aos participantes. Com tecnologia de ponta, os visitantes poderão mergulhar em um universo virtual, interagindo com cenários digitais e vivendo sens...

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO

JORNAL A VOZ DE PAU AMARELO  Ensaio geral do Tumaraca, Encontro de Nações prepara os tambores para abertura do Carnaval do Recife em união inédita com Olodum  Polo Marco Zero no Recife promoverá mescla entre o erudito e o popular na ancestralidade negra; espetáculo ainda contará com Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  No ano que marcaria os 80 anos Naná Vasconcelos, se vivo fosse, o Tumaraca chegará à sua 21ª edição. O mestre, mentor do movimento, será o grande homenageado no show que acontece na abertura do Carnaval 2024, na quinta-feira (8). No palco do Marco Zero no Centro do Recife, um time de estrelas. E para preparar o coração para bater no ritmo que o espetáculo pede, aconteceu um ensaio geral, às 19h desta quarta (7), com presenças de Olodum, grupos de afoxé, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Grupo Voz Nagô, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.  Em palco, os mestres (e mestra)...